Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook
  • photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia.

Estamos vivendo um momento que jamais esperávamos passar. Uma doença que se torna letal e que de modo indistinto atinge milhões de pessoas mundo afora sem segregação de fronteiras territoriais, de riqueza e poder, de sexo, idade, classe social. Um vírus que mesmo na sua invisibilidade já deixa marcas perceptíveis de uma verdadeira revolução mundial; de uma guerra cuja arma da humanidade é manter-se em isolamento social.

 

Mas “isolamento” justamente para quem é, pela sua própria natureza, um SER SOCIAL, de interações, de relacionamentos, de construções dialógicas? Sim!!! Precisamos nesse momento, mantermos isolados em nossas residências para que vençamos essa guerra e continuemos a viver em “liberdade”.

 

Esse confinamento traz uma série de conflitos de natureza interior, desde o distanciamento dos amigos, da rotina diária: escola, trabalho. Enfim, do simples prazer de “ir” e “vir”. Aliado a isso ainda tem toda onda de pavor e medo que a doença traz; dos estragos sociais, vindos como consequência, e que já se mostram nas ruas, nos portões de nossas casas e ainda pior, medo do que estar por vir mesmo quando vencermos a batalha contra o tal do coronavírus.

 

Tudo isso traz para nós uma certa desestabilização emocional, é um permanente (re)inventar-se diário para que invisíveis ao mundo, assim como o vírus, possamos combatê-lo com o mínimo de feridos.

 

Para tanto, precisamos estar bem de corpo e espirito, precisamos gerenciar nossas emoções e utilizarmos a nossa inteligência emocional enfrentando essas situações adversas de maneira criativa e construtiva. As habilidades socioemocionais nos auxiliam nessa tarefa permitindo-nos  gerenciar nossas próprias emoções enfrentando os desafios com resiliência e desenvolvendo atitudes que favorecem um bom relacionamento conosco e com os outros.

 

Objetivando auxiliar os professores, alunos , gestores, técnicos das escolas a Equipe CEDEA da 12ª CREDE através da Coordenação do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT e do Psicólogo Educacional, além de outras ações realizadas nesse período de ensino remoto, disponibiliza um guia de orientações norteadoras de como trabalhar as competências socioemocionais nesse período de pandemia e de isolamento social.

 

Esperamos que o material possa ajudá-lo(a) a ultrapassar esse momento com equilíbrio e sair dele mais fortalecido(a).

 

Joyce Costa Gomes de Santana
Coordenadora da 12ª CREDE - Quixadá

 

Faça do download do material clicando AQUI.

Calendario

Julho 2020
D S T Q Q S S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

CREDE 12 - Quixadá - Av. Juscelino Kubitschek, nº 493 - Alto Sáo Francisco, Quixadá/Ce - Fone: (88) 3445.1038
© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados