Governo do Ceará

• photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara

Professora da EEEP Maria Cavalcante Costa cria Ambiente Virtual de Aprendizagem

PROFESSORA DA EEEP MARIA CAVALCANTE COSTA CRIA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA O ENSINO DE LITERATURA

A professora Angélica Benício, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal do Ceará, sob orientação dos Professores Doutores Sandro César Silveira Jucá e Solonildo Almeida da SIlva, desenvolveu o ambiente de aprendizagem “Plataforma Ciberliteratura, disponível no seguinte endereço eletrônico: http://ifce.sanusb.org/ciberliteratura/.

A intenção da docente é disponibilizar aulas virtuais, com metodologia que contempla desde a motivação do aluno até a interpretação dos textos literários digitais. Ao acessar os alunos encontram hipertextos literários que se caracterizam pela interatividade, ou seja, o leitor pode definir os rumos da leitura, por meio da seleção das ações das personagens. Trata-se também de aulas dinâmicas, que apresentam diferentes modalidades, como música, vídeo, imagem e a possibilidade do professor acompanhar o desempenho dos discentes.

Vale ressaltar que a motivação para a criação desse produto educacional foi a constatação de que a literatura presente na internet, bastante ausente do currículo escolar, pode ser utilizada em prol da formação de leitores. Isso foi verificado, por meio de aplicações nas turmas de 1ª série da Escola Profissional de Quixadá, no final do primeiro semestre de 2019. Os resultados foram satisfatórios, tendo em vista que os alunos ficaram motivados e atraídos pelas aulas, que foram consideradas dinâmicas e inovadoras.

TODOS CONTRA O MOSQUITO
Enem
OBMEP 2019

28 29 30 31 1 2 3